Notícias

Dicas especiais para garantir o seu bem-estar financeiro em 2020

Jusprev
8 de janeiro de 2020

Passado o período de confraternizações, o ano que se inicia também alimenta novos sonhos e objetivos e, nessa hora, planejar as finanças pessoais é preciso.

 

Segundo a especialista em finanças, Myrian Lund, o conceito de educação financeira adotado no Brasil é o definido pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Essa definição diz que a educação financeira é processo pelo qual se adquire as competências financeiras necessárias para fazer escolhas bem informadas e melhorar o bem-estar.

E o que é bem-estar? Segundo Myrian, o Consumer Financial Protection Bureau (CFPB) – órgão do governo americano, criado em 2010 para proteção, orientação e estudo do consumidor de produtos e serviços financeiros – publicou, em janeiro de 2015, um relatório, que definiu bem-estar financeiro como sendo um estado no qual a pessoa pode cumprir totalmente suas obrigações financeiras atuais e em andamento, pode sentir-se segura sobre seu futuro financeiro e está apta a realizar escolhas que a permitam aproveitar a vida.

Quer garantir o seu bem-estar financeiro em 2020? Então veja as dicas que a especialista preparou:

 

  • Anote todos os seus gastos.

A intenção é levantar um diagnóstico da sua situação financeir. As anotações podem ser feitas em um papel e depois, no final do mês, passadas para uma planilha que fará você visualizar melhor o orçamento, mas não deixe de analisar o que pode ser reduzido ou eliminado em 2020.

 

  • Como está a sua reserva de emergência?

Você deve ter aplicação com liquidez diária – RDC (Cooperativa), CDB (Banco), Tesouro Selic ou poupança – até 6 vezes o seu gasto mensal. Comece essa reserva com as economias da primeira dica.

 

  • Tenha uma direção.

Esse é outro ponto decisivo para quem pretende organizar a vida financeira em 2020. Relacione, escreva, os seus sonhos e objetivos de vida, bem como quando deseja realizá-los. Você é livre para fazer suas escolhas, mas precisa ter uma direção.

Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve” – Sêneca

 

  • Se pergunte antes de tomar a decisão de compra.

Antes de comprar algo faça sempre as perguntas: Eu preciso? Tem que ser hoje? Tenho dinheiro? É importante para atingir meus objetivos? Se responder não a uma dessas perguntas, então NÃO compre.

 

  • Tenha uma reserva para a aposentadoria.

Para sentir-se seguro sobre seu futuro financeiro, cuide com carinho da reserva para a aposentadoria. Invista mensalmente em Previdência Complementar. “Esqueça” que essa reserva existe, para não cair na tentação de usá-la na falta da reserva de emergência. O depósito mensal para a reserva para a aposentadoria é um presente que você está se dando para a verdadeira independência financeira.

__

Gostou deste artigo? Veja mais em nossa área de Notícias!

Planejar o futuro é pensar a longo prazo.

Traga sua previdência para a JUSPREV e descubra todos os benefícios do PLANJUS, o plano de benefícios previdenciários com garantia de rentabilidade e máxima transparência dos seus investimentos.

 

Fale conosco ou entre em contato conosco pelo e-mail ou telefone.

consultoria@jusprev.org.br

(41) 3252-3400

Notícias

Nossa assessoria de imprensa está à sua disposição para auxiliar com materiais, dados e informações sobre a entidade. Entre em contato!

Fale com nossa assessoria de imprensa