Notícias

Previdência privada: Conheça a diferença entre os planos PGBL e VGBL

Jusprev
20 de janeiro de 2020

Alternativa à previdência social, a previdência complementar, também conhecida como previdência privada, oferece inúmeras vantagens, como, por exemplo, mais liberdade na acumulação de patrimônio a longo prazo para um futuro estável e tranquilo. Os planos de previdência privada podem ter características de PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre), os quais vão depender do perfil e necessidades de cada investidor.

Apesar dos nomes similares, a principal diferença entre os planos PGBL e VGBL é a questão da tributação, conforme explicaremos melhor a seguir.

No plano VGBL, o investidor terá incidência de tributação no rendimento do valor acumulado e não terá como deduzir o I.R em sua declaração anual. Já o plano PGBL oferece o benefício de dedução do imposto de renda em até 12% da renda anual bruta e só terá tributação quando o investidor for receber o benefício.

Na Jusprev, o plano de previdência complementar é denominado Planjus. E ele tem características de um PGBL, ou seja, é possível obter dedução do Imposto de Renda em até 12% da renda bruta anual e no período de acumulação, o valor não é tributado, oferecendo este benefício fiscal para os participantes do plano. A tributação é feita somente quando o participante receber a sua aposentadoria, e dependerá da escolha que fez: regime progressivo ou regressivo.

PGBL e Portabilidade no PLANJUS

Para portar um plano de previdência complementar para o Planjus, da JUSPREV, é preciso que este tenha características de um PGBL, plano similar ao da Entidade, que permite a dedução de Imposto de Renda na declaração anual.

Quer saber mais sobre essa modadalidade de previdência e portabilidade?

Solicite um contato ou entre em contato conosco pelo e-mail ou telefone.

consultoria@jusprev.org.br

(41) 3252-3400

Notícias

Nossa assessoria de imprensa está à sua disposição para auxiliar com materiais, dados e informações sobre a entidade. Entre em contato!

Fale com nossa assessoria de imprensa