Quem investe em previdência complementar está cuidado do futuro e fazer o resgate desse valor pode comprometer todo o esforço já realizado para quando a aposentadoria chegar. Resgatar a sua previdência não é indicado por uma série de motivos que vamos apresentar na sequência. A especialista em finanças, Myrian Lund, orienta que podem existir soluções mais benéficas e que vão ajudar na organização financeira sem que seja necessário comprometer a sua aposentadoria.
Confira três motivos para não resgatar a sua previdência:
1 – ALTA TRIBUTAÇÃO PARA RESGATES.
A previdência complementar é um investimento de longo prazo. Por esta razão, quanto mais cedo o resgate é feito, maior é o percentual pago em Imposto de Renda. Isso mesmo, caso aconteça o resgate do valor, terá incidência de I.R, perdendo neste momento uma quantia significativa do que já acumulou. Essa tributação varia de acordo com o tempo, valor e regime de tributação escolhido (progressivo ou regressivo).
No período em que você está contribuindo para a previdência complementar, uma das grandes vantagens é poder deduzir até 12% da base de cálculo do seu I.R.
2 – BUSCAR OUTRAS SOLUÇÕES PARA O PRESENTE.
Existem outras soluções que podem ajudar a resolver alguma questão financeira, sem ter que sacrificar todo o esforço feito para cuidar do seu futuro, evitando o resgate precoce da sua previdência. Segundo Myrian Lund, é recomendado ter uma reserva de emergência para ser utilizada nestes momentos.
Caso já tenha usado a sua reserva, ela orienta buscar negociações em suas contas ou fornecedores ou ainda fazer um empréstimo de curto prazo, por até seis meses e com juros baixos. Essa pode ser uma solução rápida e eficaz para as dívidas. Assim você preserva seu planejamento para o futuro.
3 – O RESGATE SACRIFICA OS SEUS PLANOS PARA O FUTURO.
Ao fazer um resgate precoce da sua previdência complementar, você abre mão do bem-estar financeiro que planejou para o seu futuro, além dos seus planos e sonhos pensados para aquele investimento. Acaba perdendo também a rentabilidade deste valor para o futuro.
A JUSPREV quer sempre o melhor para seus participantes. Além de incentivarmos os cuidados com o seu futuro e de sua família, divulgamos constantemente em nossos canais e blog de notícias, conteúdos que podem ajudar na hora de organizar as finanças.
Acesse a nossa área de notícias para conferir mais dicas como essas para o seu futuro.
Nossa assessoria de imprensa está à sua disposição para auxiliar com materiais, dados e informações sobre a entidade. Entre em contato!