[Coluna Educação Financeira, por Myrian Lund]
Nos EUA a black friday é tradicionalmente comemorada na 4ª. sexta-feira do mês, inaugurando as compras natalinas com grande vantagem para quem quer comprar os presentes de Natal antecipadamente.
No Brasil, a primeira black friday foi online e ocorreu em 28/11/2010. Desde então os lojistas adotaram não apenas a data, mas uma semana ou o mês de novembro inteiro com descontos diferenciados. A data oficial este ano é 29 de novembro.
Em edições sucessivas constatou-se o uso inadequado por algumas empresas, que aumentaram o preço antecipadamente e o baixaram na semana da promoção, originando o slogan: “compre pela metade do dobro” e o termo “black fraude”, o que obrigou a fiscalização e acompanhamento dos órgãos de defesa do consumidor. Ainda assim, para se precaver de ter dor de cabeça, seguem algumas dicas:
a) Pesquise antes de comprar – faça um planejamento e acompanhe os preços antecipadamente para ter certeza que está tendo vantagem na compra;
b) Dê preferência a sites conhecidos e plataformas renomadas no mercado;
c) Fique atento às lojas falsas – cuidado com links enviados por e-mail ou SMS ou redes sociais e com as formas de pagamento, se forem somente boleto ou transferência bancária;
d) Tenha cuidado ao criar cadastros e senhas – não use senhas bancárias;
e) Instale um antivírus no seu computador;
f) Utilize preferencialmente cartão de crédito virtual, criado para aquela compra;
g) Não faça compras em computadores públicos, lans houses, nem utilizando internets públicas;
h) Veja se o site tem o selo Black Friday Legal, implantado em 2014 e gerenciado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico
i) Utilize aplicativos de comparação de preços como, por exemplo, zoom, techtudo, entre outros.
Para quem se planeja com antecedência, a oportunidade é fantástica para comprar o que precisa a preços bem razoáveis ou readequar as mensalidades dos serviços que já possui. Alguns exemplos:
– Troca de pontos de cartão de crédito por milhas com direito a até 90% bônus;
– Acesso a produtos financeiros com valores iniciais bem baixos;
– Revisão na mensalidade dos planos de telefone fixo e móvel, tv a cabo e internet ou portabilidade;
– Renovação de aparelhos eletrodomésticos, entre muitas outras vantagens.
Enfim procure por produtos e serviços necessários para você e que já estavam no seu radar. E não esqueça das três perguntas:
1) Eu realmente preciso?
2) Tem que ser agora? Este ano?
3) Tenho dinheiro?
Só compre se responder SIM às três questões.
Nossa assessoria de imprensa está à sua disposição para auxiliar com materiais, dados e informações sobre a entidade. Entre em contato!