Início do ano, pagamentos de IPTU, de IPVA, de escola. A pergunta é sempre a mesma: vale a pena pagar à vista?
1) IPTU – pagamento em 10 parcelas ou desconto à vista de 7%
Pagar em 10 parcelas em vez de optar pelo pagamento à vista, significa pagar juros de 1,65%aa. Hoje um investimento que pague 100% do CDI (altamente conservador) rende 1,072% antes do imposto de renda. Dependendo do prazo do investimento o rendimento líquido oscilará entre 0,83% a 0,91%.
2) IPVA – pagamento em 3 parcelas ou desconto à vista de 3%
Optar pelo IPVA em 3 parcelas em vez de à vista significa pagar juros de 3,13% a. m. Não existe aplicação que lhe dê esse rendimento.
Se tem condições de pagar à vista, esta é a melhor opção.
3) Escola – pagamento semestral (6 parcelas) ou desconto de 8%
As escolas e faculdades costumam oferecer desconto para pagamento à vista. No exemplo ao lado, desconto de 8% para pagamento à vista. Se você optar por pagar mensalmente em 6 parcelas arcará com um custo de 3,46%a.m.
Opte, se puder, pelo pagamento à vista.
Os cálculos foram feitos com uso da função financeira no excel. Não foi possível uitlizar a calculadora do cidadão, de fácil uso, pois o aplicativo só considera o desembolso da primeira prestação em 30 dias e, nos exemplos acima, o pagamento à vista ou a primeira parcela coincidem na mesma data.
Para realizar mais cálculos e simulações das condições de pagamento, acesse o arquivo excel abaixo:
Nossa assessoria de imprensa está à sua disposição para auxiliar com materiais, dados e informações sobre a entidade. Entre em contato!