Notícias

Crise evidencia o papel estratégico dos Fundos de Pensão

Jusprev
20 de janeiro de 2009

Destacamos em seguida, partes da matéria “Crise evidencia o papel estratégico dos Fundos de Pensão”, divulgada na Revista Fundos de Pensão, em dezembro de 2008, com destaque para o papel dos fundos de pensão brasileiros na estratégia de contenção da crise mundial.

Protagonistas de um movimento que poderá estimular a expansão da poupança interna como resposta à crise de liquidez internacional, os fundos de pensão brasileiros deverão ocupar papel central nos esforços para amenizar os efeitos da alta volatilidade dos mercados financeiros da economia.

O momento de turbulência também pode trazer alguns dividendos favoráveis e oportunidades aos fundos de pensão, assegura o economista Paulo Rabello de Castro. O impacto de uma poupança previdenciária crescente, fator fundamental para sustentar a economia nacional em momentos de crise e recessão mundial, transforma os investimentos dos fundos de pensão brasileiros em autêntico “ouro em pó”, acredita o economista. Para ele, o estímulo à formação de poupança interna será fundamental para “salvar” a economia brasileira ao longo dos próximos anos. A crise, argumenta, também é o momento ideal para aquecer o debate sobre os instrumentos capazes de aumentar essa poupança e ajuda a impulsionar, por exemplo, o tema de reforma da Previdência Social, sinalizando uma nova etapa de crescimento para os fundos de pensão. Ele acredita que a reforma contribuiria para elevar até 60% do PIB nacional, que atualmente representa 17% do PIB.

(Revista Fundos de Pensão – Martha Elizabeth Corazza)

Notícias

Nossa assessoria de imprensa está à sua disposição para auxiliar com materiais, dados e informações sobre a entidade. Entre em contato!

    Fale com nossa assessoria de imprensa

    ×