A aposentadoria pode ser o momento mais importante de sua vida. É aquela oportunidade de ouro para fazer todas aquelas coisas que você sempre sonhou. Reflita: “Não se preocupe, seja feliz!” Um site do governo australiano à saúde do consumidor, The Better Health Channel, registra: “As pessoas que planejam uma vida ativa após a aposentadoria tendem a ser mais felizes do que aquelas que não têm planos ou rotinas.” Isso deveria fazer sentido para a maioria das pessoas, mas a questão é sobre o que fazer?
Manter-se on-line
Pode ser divertido e agradável, ao mesmo tempo, para você navegar na web. De acordo com um estudo publicado no Jornal Americano de Psiquiatria Geriátrica: “Essas observações sugerem que em adultos de meia-idade e mais velhos, a experiência anterior com pesquisa na internet pode alterar a capacidade de resposta do cérebro em circuitos neurais que controlam a tomada de decisões e o raciocínio complexo”. Então, entre na internet e faça alguma pesquisa. Procure seus tópicos favoritos, siga um time de futebol, leia notícias ou faça compras on-line. Você pode se divertir, mantendo seu cérebro alerta e saudável.
Alimentar-se
Durante sua aposentadoria alimente-se com comidas saudáveis, mas isso não significa comer alimentos leves ou desinteressantes. Frequente um curso de culinária para aprender algumas receitas novas ou compre o mais recente livro de receitas para testar suas criações com amigos, família e vizinhos.
Viajar
A aposentadoria significa ter a liberdade de ir onde e quando quiser. Essa liberdade significa que você pode viajar durante o período de baixa estação, quando os preços de hotéis e passagens aéreas são reduzidos. Se você quiser obter alguma emoção extra, procure por excursões especiais de aventura para idosos. Você nunca é velho demais para ser radical.
Aprender uma língua
A aprendizagem de línguas é outra grande atividade para manter o cérebro ativo. Participe de uma aula em uma faculdade comunitária para conhecer pessoas novas que compartilhem o seu interesse. Se você decidir que quer viajar durante sua aposentadoria, combine o aprendizado da língua com os seus destinos de viagem.
Ler
Você terá bastante tempo para recuperar o atraso em sua leitura na aposentadoria. Ler pode ser uma ótima atividade solitária, mas você também pode participar de um clube do livro local, se quiser conhecer pessoas novas. Leia o mais recente best-seller ou volte para os clássicos que deixou de ler na faculdade.
Voltar para a escola
Se você tiver um interesse desenvolvido durante seus anos de trabalho, mas nunca teve tempo para explorá-lo de uma maneira eficaz, pode fazê-lo agora. Talvez sua biologia marinha, a literatura vitoriana ou antropologia cultural. Explore e amplie seus horizontes. Algumas universidades têm agora descontos para idosos.
Exercitar
O seu médico aconselhou mais algum exercício? Ao ficar mais velho você precisa se manter ativo para ter uma vida saudável. O exercício irá manter a sua pressão arterial e a diminuição do colesterol, como também pode participar de uma atividade social se você se associar a um grupo. Encontre algum exercício que combine com você, seja nadar, correr ou praticar tai chi chuan no parque.
Voluntariar-se
Você pode usar a aposentadoria para dar algo de volta para sua comunidade, país ou planeta. Torne-se um voluntário para sua causa favorita, trabalhe em um hospital local, leia para crianças em uma escola ou ingresse no Greenpeace. Ao envolver-se vai estar mais saudável, feliz e realizado.
Fonte: www.ehow.com.br
Nossa assessoria de imprensa está à sua disposição para auxiliar com materiais, dados e informações sobre a entidade. Entre em contato!