O jornal Zero Hora, o mais importante do Rio Grande do Sul e que tem projeção nacional, publica entrevista com o Presidente da ABRAPP, José de Souza Mendonça:
Zero Hora – Por que o brasileiro reluta tanto em aderir a um plano de previdência complementar?
José de Souza Mendonça – Por falta de educação financeira, por achar que o Estado é que tem de prover a aposentadoria. Falta cultura de investir no longo prazo. Os 369 fundos de pensão do país reúnem 6 milhões, dos quais 700 mil apenas usufruem de aposentadoria média de R$ 3,1 mil mensais. É pouco.
Zero Hora – O custo do plano explica a baixa adesão?
José de Souza Mendonça – É possível. Nem todo mundo aceita abrir mão de 10%, em média, da renda mensal para investir num fundo que será usado daqui a 30, 40 anos. As pessoas que estão entrando no mercado não veem necessidade. E enquanto não se firmar a convicção de que o modelo público não tem eficiência, o panorama não vai mudar. Isso só vai acontecer quando as pessoas começarem a ver a diferença na qualidade de vida entre quem tem previdência complementar e quem não tem.
Zero Hora – O sistema é confiável?
José de Souza Mendonça – Totalmente. Os planos autorizados no Brasil reúnem patrimônio de cerca do R$ 530 bilhões. (Zero Hora)
Nossa assessoria de imprensa está à sua disposição para auxiliar com materiais, dados e informações sobre a entidade. Entre em contato!