Esse cálculo é complexo, pois é preciso levar em consideração uma série de fatores, como a sua idade, expectativa de vida, taxa de juros e renda desejada, entre outros.
Uma fórmula conservadora é você depositar 10% de sua renda todos os meses, até o final de sua vida produtiva de trabalho. Assim, você conseguirá recursos suficientes para suportar seus gastos na aposentadoria. Nesse caso, é desejável depositar os valores para esse fundo por pelo menos 35 anos.
Outra forma de ter uma ideia de quanto poupar durante o período de inatividade é definir um valor de renda mensal que você gostaria de ter durante a aposentadoria para ter uma ideia do valor que deve aplicar mensalmente.
Uma estimativa conservadora é que você deve depositar metade da renda desejada caso os anos de aplicação sejam iguais aos estimados para o uso do dinheiro. Ou seja, se você pretende ficar aposentado durante 25 anos deveria aplicar metade da sua renda por, no mínimo, 25 anos também.
Por exemplo, se você poupar dos 35 aos 60 anos, com expectativa de viver até os 85 anos, e pretende ter renda mensal de 6 mil reais durante todo o período da aposentadoria, deveria depositar 3 mil reais por mês durante 25 anos.
fonte: exame.abril.com.br
Nossa assessoria de imprensa está à sua disposição para auxiliar com materiais, dados e informações sobre a entidade. Entre em contato!