Notícias

A importância do Planejamento Fiscal – Por Myrian Lund

Jusprev
20 de dezembro de 2019

Artigo produzido pela especialista em finanças, Myrian Lund

planejamento fiscal é uma forma de minimizar os custos com impostos, respeitando a lei de forma integral. Todo planejamento financeiro pessoal e familiar deve incluir o planejamento fiscal, otimizando o pagamento de impostos.

No Brasil temos alguns investimentos de renda fixa com isenção de imposto de renda que beneficiam o cidadão, como LCI, LCA, CRI, CRA e Debêntures Incentivadas. São produtos cujos recursos são direcionados para setores estratégicos e que contribuem para o crescimento e desenvolvimento econômico do Brasil como: agronegócio, setor imobiliário e, no caso das debêntures incentivadas, projetos de investimento em infraestrutura, incluindo, petróleo, gás natural e biocombustíveis.

A Declaração anual de imposto de renda também pode e deve ser planejada antecipadamente para gerar economias significativas.

Então, como pagar menos imposto de renda ou aumentar a restituição na Declaração anual?

1 –Em primeiro lugar lançar corretamente as despesas relativas a dependentes, às despesas médicas, à educação dos dependentes, à educação própria e à pensão alimentícia paga, quando for o caso.

2- Pode-se, adicionalmente, utilizar o benefício fiscal oferecido pelo Governo para os aportes em Previdência Complementar, especificamente Fundo de Pensão ou PGBL. Esse benefício fiscal permite uma dedução na base de cálculo do IR, para contribuições até 12% da renda bruta anual. Para fazer jus ao benefício fiscal você precisa utilizar a declaração completa do IR e cntribuir para a Previdência Social ou regime próprio dos servidores públicos.

Veja o exemplo a seguir, que retrata o benefício:

Repare que o exemplo acima gerou R$ 3.300,00 de economia que só será paga pelo investidor quando resgatar

Se você ainda não realizou aportes até o limite de 12% da sua renda bruta, o prazo limite na Jusprev é até o dia 26 de dezembro.

Dica: não deixe de aproveitar as vantagens tributárias de pagar menos imposto ao Leão por meio do seu plano previdenciário.

Notícias

Nossa assessoria de imprensa está à sua disposição para auxiliar com materiais, dados e informações sobre a entidade. Entre em contato!

Fale com nossa assessoria de imprensa