Seja no Brasil, nos Estados Unidos ou na maior parte dos países do mundo, aposentadoria é sempre um tema delicado e que tira o sono de muita gente. Todos sabemos o quão é importante ter uma reserva de dinheiro para quando não formos mais trabalhar. Mas se planejar para o futuro e fazer sacrifícios no presente é algo bem complicado e que exige muita disciplina.
A autora de livros de finanças, Jane Bryant Quinn acaba de lançar um novo livro dedicado ao planejamento da aposentadoria. A seguir, algumas dicas do livro de Jane: How to Make Your Money Last: The Indispensable Retirement Guide. Na tradução livre, Como Fazer Seu Dinheiro Durar: O Guia Indispensável para a Aposentadoria.
Simplifique sua carteira de investimentos
Quanto mais simples a carteira, mais fácil será a sua gestão. Isso é fundamental durante a aposentadoria, quando a maior parte das pessoas já trabalhou muito e não quer ter que gastar tanto tempo com seus investimentos. Se você investe em ativos muito diferentes, como várias ações de empresas, títulos do tesouro, fica mais complicado decidir o que vender e quando. Se você tem se dinheiro alocado em fundos de investimento ou em ativos mais genéricos, fica mais simples vender, comprar e manter o equilíbrio do portfólio.
Como a maior parte das pessoas vai viver 30 anos ou mais, depois da aposentadoria faz todo sentido aplicar no plano de previdência mesmo às vésperas da aposentadoria. Muita gente pensa: já tenho idade para me aposentar, por que vou colocar o dinheiro num plano de previdência? Você deve colocar porque o dinheiro ainda vai render por mais 30, 35 anos. Você não irá sacá-lo completamente assim que se aposenta. Aplique o dinheiro e deixe render.
Antes da aposentadoria, você deve já ter claro um orçamento de gastos anuais. O ideal é que seu rendimento equivalha ao seu rendimento. Mas, nem sempre isso acontece. Então, se suas despesas são maiores do que os ganhos, é preciso ter um colchão. A recomendação da autora é ter uma reserva equivalente a dois anos de gastos. Se for preciso consumi-la, logo que a situação se estabilizar você deve voltar a guardar dinheiro para aumentar a reserva.
Se for possível, não se aposente antes de ter juntado a quantidade de dinheiro que você julga necessária para essa nova fase da sua vida. Muita gente que se aposenta diz que queria ter guardado mais dinheiro. Então, em vez de se aposentar, trabalhe por mais algum tempo e aumente suas economias.
fonte: epocanegocios.globo.com