Ano novo, vida nova! E os seus projetos para este ano? Já fez o Planejamento Financeiro 2023?
Independente de ser novo governo, de você estar feliz ou apreensivo, sua vida precisa ter um direcionamento e ter estratégias e planos de ação bem definidos para o seu dinheiro.
O primeiro passo é a Gestão Financeira – avaliar para onde o seu dinheiro está indo. Fazer um orçamento: planilha para os próximos 12 meses, projetando receitas e despesas, para apurar a capacidade de poupança mensal.
O segundo passo é Gestão da Aposentadoria – o ideal é destinar, pelo menos, 10 a 12% do seu salário, via Previdência Complementar, para garantir uma vida tranquila quando decidir parar de trabalhar ou reduzir a jornada laboral.
O terceiro passo é a Gestão de Ativos – escolher os investimentos para a reserva de curto prazo e a realização de sonhos. Onde investir o dinheiro? O mercado está muito volátil!! Verdade, o mercado está volátil diante do novo, diante das “movimentações políticas” em Brasília, diante das incertezas com relação à política econômica pelo novo governo. A incerteza acarreta:
- Saída de investidores estrangeiros e aumento do risco Brasil, pela insegurança política devido ao ato que ocorreu em Brasília no último domingo, dia 08/01/2022, com queda da bolsa, alta de juros futuros e aumento do dólar.
- Alta volatilidade na bolsa de valores (dificuldade de prever o lucro das empresas)
- Alta volatilidade na expectativa de juro futuro – DI futuro (sempre que há indefinição na economia, a taxa de juro no mercado futuro de DI sobe, gerando perdas momentâneas em aplicações prefixadas e inflação+juros)
- Alta volatilidade no dólar (menos entrada e mais saída de dinheiro do país).
A dúvida: o que fazer?
- Nesses momentos de indefinição, ter liquidez diária, com aplicações em CDI, é sempre interessante, pois você acompanha as altas da Selic meta que ocorrerem, bem como tem liquidez para aplicar em outros mercados no momento que desejar. Atualmente a defasagem entre CDI e inflação permite que você seja altamente conservador com um ganho real expressivo (ganho real = ganho acima da inflação). Veja o exemplo abaixo:
100% do CDI (taxa praticada na economia) = 13,65%a.a.
Inflação = 5,90% nos últimos 12 meses
Donde, ganho real (taxa da economia menos inflação) = 7,32% a.a.
Produtos recomendados:
- CDB-DI com liquidez diária
- LCI/LCA com liquidez após 90 dias
- Fundo Renda Fixa DI
- Tesouro Selic
- Quer proteger o seu dinheiro da inflação, visando longo prazo (acima de 5 anos)?:
- Optar por aplicações que rendem ‘inflação+juros’, como por exemplo:
- Tesouro IPCA+
- CDB, LCI/LCA – inflação+ juros
- CRI/CRA e debêntures incentivadas – inflação+juros
- Optar por aplicações que rendem ‘inflação+juros’, como por exemplo:
A renda fixa continua como excelente alternativa de investimento, oferecendo ganho real similar ao que as pessoas vão buscar na renda variável, por isso é a “queridinha do momento”.
Não queira acertar o melhor investimento, mas opte por ter uma estratégia de acordo com os seus sonhos e objetivos de vida. Na dúvida opte pela liquidez diária no CDB-DI (garantido pelo FGC, tal qual a poupança).
Myrian Lund, CFP®