Não olhe o tempo que já passou e, sim, que você ainda tem 5 meses para dar aquele “up” nas suas finanças. Abaixo 5 dicas práticas:
1) Você já começou a constituir a sua reserva de emergência, para não precisar mais entrar em cheque especial no decorrer do mês?
Sugestão: comece com R$ 100,00. As melhores opções para pequenos valores estão na poupança ou no Tesouro Selic, que é um título público com liquidez diária que você pode comprar no Tesouro Direto, cadastrando-se na corretora do seu Banco.
Observação: não guarde dinheiro em casa, mantenha-o sempre aplicado.
2) Você já está fazendo a sua reserva para a aposentadoria?
Sugestão: se não tem, comece hoje. Faça o seu primeiro aporte. Não deixe para o mês que vem, pois vai acabar não fazendo. Se já tem previdência, pense no valor complementar que gostaria de ter como renda e procure o seu assessor para refazer os cálculos e verificar se a sua contribuição está adequada.
Observação: lembre-se que o sucesso depende de três passos: ideia, planejamento e ação.
3) Já definiu suas metas? O que você quer para você?
Sugestão: anote num caderno, numa folha e as metas, as datas que deseja alcançá-las, quanto precisa de dinheiro e o que vai fazer para chegar lá. É necessário seguir um planejamento.
Observação: Não é você que tem que andar atrás do dinheiro e, sim, o dinheiro é que deve andar atrás de você.
4) O que você conseguiu economizar este ano? Está guardando esse dinheiro para atingir os seus sonhos?
Sugestão: faça a planilha e veja o que hoje não está fazendo mais sentido na sua vida ou o que precisa ser revisto. Exemplo: telefone fixo, tv a cabo com muitos canais, revisão no plano do celular, despesas com transporte (taxi, uber, cabify), conta de luz, alimentação fora de casa, entre outras. O ideal é seguir item a item da planilha.
Observação: não adianta fazer planilha e não analisar o que pode reduzir, o que pode eliminar e o que você pode substituir. E mais, guarde tudo que conseguir economizar.
5) Já conversou com a família, com as pessoas que moram com você, sobre os seus sonhos e objetivos de vida?
Sugestão: compartilhe os sonhos e alinhe os objetivos com a sua família; ouça sugestões, aceite novas ideias, negocie entre vocês. Todos têm que remar na mesma direção.
Observação: não queira fazer tudo sozinho, é muito mais gostoso, e o sucesso é certo, quanto um ajuda e controla o outro para não cair nas armadilhas do dia a dia.
Vamos começar?
Sobre a autora:
Myrian Lund, CFP é planejadora financeira certificada, mestre em Gestão Empresarial pela FGV, especialista em Finanças pelo IBMEC e administradora pela EBAPE/FGV. Está cursando Doutorado em Business Administration na ESC-Rennes/França. Sua experiência profissional inclui 20 anos em cargos executivos no Mercado Financeiro. É consultora de finanças pessoais e realiza palestras e workshops de Planejamento Financeiro Pessoal em Instituições Financeiras e empresas. É co-autora dos livros Mercado de Capitais da série CADEMP e Liderança e Motivação da Série Gestão de Pessoas da Fundação Getulio Vargas.