Por Jair Eduardo Santana
Diretor Executivo | Administração e Finanças
Às vésperas do final de ano (2011) promovi, como de costume, uma reunião interna e geral com aqueles que integram os pilares da nossa entidade. É hora do “balanço”; é o instante de medir os resultados e rever a nossa história.
A conclusão nada apressada: a governança na JUSPREV é exemplar. A administração surpreende à vista dos nossos números e, confesso, até eu próprio me impressiono.
Alguns números da JUSPREV
n. de instituidoras | 55 em 27 Estados da Federação |
n. de participantes efetivos | 2100 em dez/11 |
n. potencial de participante | 120 mil |
n. de beneficiários | 1 |
patrimônio líquido | Aprox. R$ 35 milhões em dez/2011 |
patrimônio líquido projetado | Obter aprox. R$ 50 milhões em dez/12 |
tempo de operação | 40 meses |
n. de colaboradores (contratados) | 5 (cinco) |
Despesas administrativas | R$ 600 mil ano – aprox. fechamento dez/11 |
Quem é “do ramo” (refiro-me ao Setor de Previdência Complementar) bem sabe que para suportar todas as operações da nossa entidade (sejam administrativas, gerencias ou de qualquer outra espécie) é necessário “ter excepcional jogo de cintura”.
É claro que todos os pilares da nossa governança são importantes e deles constantemente nos ocupamos: (a) infraestrutura física, (b) infraestrutura tecnológica, (c) recursos financeiros, (d) suprimentos, etc.
Porém, sempre pensamos que o pilar do TH se destaca; e é por isso que os demais pilares interagem e mostram sua eficiência, abraçados que estão por uma forte estrutura de planificação e de procedimentos internos (rotinas) permissivas e exigentes do chamado “compartilhamento” e “sincronização” de “saberes plurais”.
Ou seja, é assim que cumprimos a nossa missão em busca de promover a “Previdência” entre os nossos.