Como aproveitar o momento e fazer um bom investimento para aposentadoria

ago 17, 2015 | Notícias

Desde outubro de 2006 não vemos os juros em patamares tão altos como agora. Hoje a taxa básica de juros esta 14,25% ao ano, possibilitando que muitas aplicações ofereçam o rendimento “mágico” tão desejado por muitos de aproximadamente 1% ao mês.

Mas há bem pouco tempo a realidade era bem diferente. Em 2013 a taxa básica de juros era 7,15% ao ano e com isso o rendimento mensal era praticamente a metade do que temos hoje.

Já acompanhei investidores em momentos de juros altos e juros baixos, e os últimos anos me mostraram que os investidores que souberam (e ainda sabem) garantir os retornos elevados dos momentos de juros altos conseguem maximizar seus rendimentos no futuro.

Parece tão simples, e realmente é. É como aquela história de comprar na baixa para vender na alta. Só que neste caso queremos investir com os juros altos para usufruir os rendimentos altos mesmo se os juros estiverem em baixa novamente.
Mas por falta de informação, falta de assessoria e talvez por insegurança, muitos investidores estão aplicando as economias da aposentadoria em títulos pós-fixados, e desta forma quando os juros voltarem a baixar poderão voltar a render apenas 7,15% ao ano, ou até menos.

A ideia deste texto é muito simples: se hoje você faz aplicações pensando em resgatar ou viver de renda no momento da aposentaria (entende-se prazo de investimento de 10, 20, 30 anos), aproveite para investir em títulos que rendem inflação (IPCA) + um juro real pré-fixado e que tenham vencimentos distantes, para te garantir uma rentabilidade real, acima da inflação, suficientemente alta para cobrir suas despesas do futuro.

Atualmente alguns Títulos Públicos do Tesouro Nacional cumprem esses critérios e oferecem uma segurança alta (NTN-B). Mas é fundamental que o capital investido tenha horizonte de longo prazo (acima de 10 anos).

fonte: ganhemais.infomoney.com.br

Loading...