É vital que você ensine seus filhos de modo que sejam alfabetizados financeiramente. Eles viverão melhor suas vidas se você ensinar seus filhos sobre dinheiro. E isso inclui ensiná-los sobre o uso responsável de cartão de crédito. Muitos pais pensam que como eles não usam cartões de crédito, os filhos também não irão usá-los. Isso simplesmente não é verdade. Cartões de crédito são uma parte do dia a dia financeiro de nossa sociedade.
Na medida em que ensina seus filhos a serem responsáveis com o dinheiro, você precisa ter certeza de suas aulas incluem informações sobre o uso responsável de cartões de crédito.
Explicando a natureza do cartão de crédito
Seu primeiro passo como pai é explicar como funcionam eles funcionam. Os adolescentes precisam entender que os cartões de crédito não representam o seu dinheiro. Cartão de crédito é empréstimo. Mostre ao seu filho uma fatura mensal e explique que, quando você deixa de pagar o total, um valor é adicionado ao saldo, uma vez que juros são cobrados.
Pode ser difícil para adolescentes entenderem que cartões de crédito não funcionam em cima da idéia de que eles estão usando seu próprio dinheiro. A primeira lição que adolescentes devem aprender sobre cartões de crédito é que toda vez que um cartão de crédito é usado, um dinheiro está sendo emprestado. A única maneira de evitar o pagamento de juros é pagar o empréstimo em sua totalidade no dia da cobrança mensal.
Explique que os cartões de crédito são usados por conveniência e que eles não livram o adolescente de criar e aderir a um orçamento. É importante que os adolescentes entendam como funcionam os cartões de crédito e como eles podem ficar amarrados na dívida se não forem cuidadosos.
Mostre como os juros funcionam
Assim que seu filho souber como funciona, é importante dar-lhe uma experiência de vida real com juros. Se seu filho adolescente pede um pagamento adiantado da mesada para comprar algo caro, concorde – mas cobre juros. Se solicitarem R$ 50, insista que os pagamentos serão subtraidos das mesadas futuras até que seu filho tenha pago R$ 60.
Cartões de crédito funcionam com um princípio semelhante. Toda vez que se deixa um saldo (o que significa que você tomou dinheiro emprestado), você tem que pagar um preço por este privilégio. Seu filho vai entender o exemplo concreto de ter que pagar mais do que ele realmente utilizou. Se quiser ensinar a lição de que é melhor ganhar juros, você pode “emprestar” o dinheiro de seu filho e pagar de volta com juros. Explique que os investimentos e outros produtos financeiros podem pagar juros para o seu filho, em vez de seu filho pagar juros para a empresa de cartão de crédito.
Uso inteligente de cartão de crédito
Cartão de crédito não é inerentemente mau. Mostre a seu filho como usar cartão de crédito de maneira inteligente. Use-os para ganhar pontos e outras promoções. Explicam que, quando os cartões de crédito são utilizados como parte de um plano financeiro, eles podem ser vantajosos. O segredo é não gastar dinheiro que não pode ser pago de volta a cada mês. Contanto que você não esteja pagando juros, um cartão de crédito pode ser uma ótima ferramenta financeira.
(Portal Educação Financeira)