Como organizar suas finanças pessoais em cinco passos

abr 30, 2012 | Notícias

Há uma grande falta de informação no Brasil quando o assunto é educação financeira pessoal.
Nesta matéria ensinarei, de forma bastante simplificada, cinco passos para organizar as suas finanças pessoais:
Primeiro passo: Você deve criar uma planilha (conforme modelo) para colocar todas as informações sobre gastos, receitas, reservas e investimentos, iniciando sempre pela receita.
Segundo passo:  Será preciso alimentar a planilha com todos os seus gastos, e dividi-los entre fixos e variáveis. Os gastos fixos são aqueles que ocorrem todos os meses, (água, luz, telefone, supermercado, IPTU, IPVA, etc.); os gastos variáveis são aqueles que apresentam variação e não ocorrem com muita frequência, como por exemplo: restaurantes, estacionamento, roupas, café, padaria, e outros pequenos gastos.
Terceiro passo: É necessário a reserva de aproximadamente 5% do seu salário para eventualidades, tais como:  a quebra do carro, doenças, multas…. Esse dinheiro deverá ser aplicado em poupança ou CDB sem carência. Esse passo entra na planilha como reserva.
Quarto passo: Você deve destinar uma parte dos seus ganhos para o lazer, pois todos têm direito a se divertir, descansar e melhorar a qualidade de vida. Essa despesa entra na sua planilha como lazer.
Quinto e último passo: Utilize o saldo, RECEITAS – CUSTOS (obtidos entre suas receitas (menos) gastos fixos e variáveis* – reservas). Para investir e aumentar o seu patrimônio no longo prazo, atingindo objetivos como a casa própria ou mesmo um carro 0 km.
Esses valores poderão ser aplicados em operações de longo prazo como LCI,LCA,CRI,CDB,AÇÕES, entre outros tipos de investimentos.
Em próximas matérias explicarei algumas dessas siglas e os diversos tipos de investimentos existentes
Thales Corsi Canhoni, assessor de investimentos.  Certificado pela CVM e AMBIMA
(O Serrano)

Loading...