Os Diretores, conselheira, convidados e colaboradores da JUSPREV -Previdência Associativa do Ministério Público e da Justiça Brasileira, reuniram-se nesta manhã para participarem de um café da manhã surpresa em comemoração ao aniversário da Diretora-Presidente, Maria Tereza Uille Gomes.
O encontro contou com a participação do Diretor Administrativo-Financeiro da JUSPREV, Jair Eduardo Santana, do Ex- Diretor Jurídico e de Benefícios da JUSPREV, Luiz Fernando Baldi, do Presidente da Associação Paranaense do Ministério Público, Wanderlei Carvalho da Silva, da Conselheira do Conselho Deliberativo da JUSPREV, Maria Roseli Guiessmann, do Diretor Suplente do Promed e Presidente da Credjuris, Wilson José Galheira, da Superintendente do Promed, Lucimara Hipolito, dos colaboradores da JUSPREV e das filhas da aniversariante, Patrícia Uille e Stephanie Uille.
Os convidados deixaram mensagens demonstrando a admiração profissional e pessoal por Maria Tereza.
“A pluralidade de Maria Tereza é excepcional e contagiante. É um prazer para todos celebrar o aniversário da amiga”.
Jair Eduardo Santana – Diretor Administrativo-Financeiro da JUSPREV
“Maria Tereza é um exemplo de dedicação e eficiência em tudo o que faz. Todos os projetos, com ela, se tornam realidade. É a personificação do sucesso pelo trabalho. Feliz Aniversário, vida longa, paz e bem”.
Luiz Fernando Baldi – Ex- Diretor Jurídico e de Benefícios da JUSPREV
“Querida Maria Tereza, seja sempre abençoada e muito iluminada. Tua luz reflete em todos nós e nos faz pessoas melhores”.
Maria Roseli Guiessmann – Conselheira do Conselho Deliberativo da JUSPREV
“Maria Tereza é espelho para todas as mulheres pela ousadia, inteligência e disposição para trabalhar em prol da coletividade”.
Wanderlei Carvalho da Silva – Presidente da Associação Paranaense do Ministério Público
Maria Tereza ficou feliz com a surpresa e agradeceu a presença dos amigos. (JUSPREV)
Maria Tereza Uille Gomes
Filha de Syrio Uille e Maria do Carmo Galvão Uille, natural do Estado do Paraná, cidade de Londrina, nasceu no dia 08 de abril de 1964. Ingressou em Direito com 16 anos de idade, atuando junto ao cartório da 3ª Vara Criminal da Comarca de Londrina. Aos 18 anos de idade foi aprovada em concurso público para auxiliar de cartório criminal. Foi designada para exercer o cargo de escrivã criminal em Londrina e junto à vara de execuções penais em Curitiba. Aos 21 anos de idade terminou a faculdade, em 3 de agosto de 1985, pela Universidade Estadual de Londrina (PR), e com 22 anos de idade ingressou por concurso público no Ministério Público do Estado do Paraná para exercer o cargo de Promotora de Justiça, nomeada em 19 de março de 1987, anterior a exigência de no mínimo três anos de atividade jurídica na data da inscrição definitiva para o concurso público.
Como Promotora Substituta atuou nas Comarcas de Jacarezinho, Cambará, Joaquim Távora, Bandeirantes, Andirá, Santo António da Platina, Jaguapitã, Rolândia, Pitanga e Curitiba.
Em junho de 1991 foi promovida Promotora de Justiça de Cambé. Em março de 1993 passou a atuar como promotora de Ponta Grossa. Nos anos de 1997/98 exerceu as atividades de Assessora da Corregedoria Geral do Ministério Público e Assessora de Gabinete da Procuradoria-Geral.
1ª Mulher eleita Presidente da Associação do Ministério Público do Paraná
Eleita para o biênio de 1997 – 1.999, a mesma foi reeleita, atuando no biênio de 1.999 – 2002, ocasião que defendeu os interesses e direitos dos associados em trabalho integrado com o CONAMP, como a reforma do Poder Judiciário, Lei da Responsabilidade Fiscal (inserção no projeto de vários artigos referentes ao Ministério Público), Teto salarial, e aprovação da Lei Orgânica Estadual do Ministério Público.
1ª Mulher eleita Procuradora Geral de Justiça do Estado do Paraná.
Em 100 anos de história do Ministério Público do Estado do Paraná, a primeira mulher a assumir a Procuradoria-Geral de Justiça do Estado do Paraná, sem ter sido promovida a Procuradora de Justiça (último degrau da carreira). Eleita por seus pares, pelo Decreto 5362 de 28 de fevereiro de 2002, tomando posse em 8 de abril daquele ano. Sua eleição foi saudada como um evento institucional não só pelo fato de pela primeira vez uma mulher assumir a chefia do Ministério Público estadual, mas, também pela investidura de uma Promotora de Justiça em cargo ocupado geralmente por um integrante do quadro de Procuradores.
Como membro nato assumiu a Presidência do Colégio dos Procuradores, a Presidência do E. Órgão Especial do Ministério Público, a Presidência do Conselho Superior do Ministério Público e a Presidência do Conselho de Curadores da FEMPAR. (Fundação Escola do Ministério Público do Paraná. Em 16 de setembro de 2002, na cidade de Belo Horizonte (MG) foi eleita à unanimidade pelos Procuradores-Gerais de Justiça do Brasil para compor a diretoria e exercer a 1ª Vice-Presidência do Conselho Nacional de Procuradores Grais de Justiça.
Em 5 de setembro de 2003, na cidade de Salvador (BA) foi eleita à unanimidade 1ª Vice-Presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça (mandato de um ano).
1ª Vice-Presidente do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais de Justiça dos Estados e da União, por duas vezes eleita.
1ª Mulher eleita pela Classe, por quatro vezes a Presidente da Associação do Ministério Público, por ocasião dos biênios consecutivos de 2005 – 2007 / 2007 – 2009.
Maria Tereza Uille Gomes, é a mulher, na história do Ministério Público do Paraná.
(Memorial do Ministério Público do Paraná)