Economia promete ano atípico para 2014

nov 21, 2013 | Notícias

Os executivos dos principais fundos de pensão do Estado se reuniram para avaliar o cenário econômico para o ano de 2014, com o chefe de Economia e Estratégia do HSBC Global Asset Management, Eduardo Jarra, em Curitiba. O evento ocorreu por meio de uma parceria da Associação dos Fundos de Pensão do Paraná (Previpar) e o HSBC Global Asset Management.

Para o diretor da Previpar, Luiz Lemos Meira, o ano de 2014 promete ser um ano difícil para a economia, por conta uma quantidade de eventos atípicos, como a realização da Copa do Mundo e as eleições presidenciais. “Estamos chegando ao final do ano, então, entendemos ser um bom momento para promover o debate com os nossos associados sobre o cenário global econômico e financeiro”, disse.

“No momento em que estamos fechando os orçamentos e planejamentos, do próximo ano, precisamos entender ao máximo as possibilidades de como a economia vai se comportar, quais são os componentes que devem guia-la no período e, principalmente, ter uma visão mais clara dos riscos e oportunidades que teremos”, frisou Meira.

Segundo Jarra, a economia global está em um momento de transição. Para ele, haverá ajustes na política monetária dos EUA e a China deve crescer menos, porém, para ele, a velocidade dessa transição mundial ainda é um ponto de interrogação entre os especialistas. “No mercado brasileiro vamos acabar importando a volatilidade para os ativos locais, provenientes do cenário mundial e haverá muitas discussões sobre o ano pós-eleição, por conta do futuro do panorama econômico”, explicou Jarra. “Teremos um ano de oscilações e esse é o grande desafio dos investidores, que terão que se posicionar em um ano no qual não temos uma tendência muito clara para os ativos financeiros”, reforçou.

Ainda segundo o especialista, a tendência é de que no Brasil a inflação continue alta e, por conta de todos os fatores macroeconômicos, todos deverão diversificar os investimentos. “É preciso que o investidor saiba claramente seu perfil (arrojado, moderado ou conservador) para fazer as escolhas certas”, frisou.

fonte: www.assprevisite.com.br

Loading...