O mercado financeiro ainda é um mistério para a maioria da população. Como fazer, então, para acertar na hora de investir o dinheiro e projetar o futuro? O planejador financeiro Certified Financial Planner (CFP), José Leão Portela, da Ouro, explica que o essencial é buscar conhecimento.
Isto significa que para aqueles que não têm tempo para estudar o cenário econômico ou não possuem aptidão para o assunto, o interessante é procurar empresas ou profissionais especializados na área. “Afinal, planejar é a base para o sucesso nas finanças”, disse Portela.
Para o sucesso financeiro não é preciso ter grande patrimônio, mas sim se educar para lidar com o dinheiro. Nas empresas, por exemplo, tanto os colaboradores quanto os chefes devem se programar dentro de um orçamento preestabelecido. Portela questiona por que o mesmo não ocorre com as despesas pessoais.
“Planejamento Financeiro Pessoal é uma ferramenta muito democrática. Todos nós, desde adolescentes, antes mesmo da faculdade, até chegar à melhor idade, precisamos fazê-lo para ter controle sobre nosso futuro. Porque hoje, tudo o que está à nossa volta envolve financeiro, envolve capital, envolve dinheiro, então você tem que estar preparado para lidar com isso”, comenta o profissional.
DADOS
A falta do planejamento pode interferir na etapa da vida que foi feita para o descanso. Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010 aponta que apenas 1% dos aposentados do país consegue manter o mesmo padrão de vida que tinha na época em que estava economicamente ativo. Destes, um percentual conta com auxílio da família e outro, continua trabalhando para honrar seus compromissos financeiros.
Em poucas décadas, a situação deve ser muito pior. Isso porque atualmente, 80% da população está economicamente ativa e 20% não. A estimativa é de que em 2050, a maioria dos brasileiros, cerca de 60%, não esteja trabalhando, restando apenas 40% contribuindo para a economia.
“Se hoje, as pessoas que estão na fase dos 25 aos 35 anos não se preocuparem com isso, como vai ser o processo de aposentadoria lá na frente? Vão ter uma aposentadoria muito pior do que atualmente se não se cuidarem. Então é um caso muito sério. Planejamento Financeiro foi feito para melhorar a qualidade de vida da famílias, de forma a proteger o patrimônio, rentabilizar os recursos poupados e contribuir para o alcance dos resultados desejados”, comenta Portela.
Ele ressalta que o planejamento financeiro é uma ferramenta fantástica, capaz de transformar vidas ajudar as pessoas a alcançar seus sonhos e objetivos. Ainda, de acordo com o planejador, trata-se de uma ferramenta que pode ser a mais simples, como papel e caneta, até as mais robustas, conforme o patrimônio e as pretensões de cada um.
Enfim, este é um assunto extremamente sério, e as atitudes do presente irão diferenciar as famílias que terão conforto e tranquilidade das que passarão sufoco e dificuldades no futuro.
fonte: www.folhamax.com.br