SÃO PAULO – Os alunos do ensino médio que participaram do projeto piloto de educação financeira entre agosto de 2010 e dezembro de 2011 possuem melhores hábitos de poupança e comportamento de consumo que os alunos que não tiveram a disciplina.
De acordo com o levantamento feito com base no Enef (Estratégia Nacional de Educação Financeira), realizado pelo Banco Mundial e divulgado na segunda-feira (11), entre os estudantes que tiveram as aulas, 63% poupam pelo menos uma parte de sua renda, em comparação com 59% dos demais alunos.
Segundo a pesquisa, os alunos que tiveram as aulas apresentaram uma média maior de intenção de poupar, que passou de 48 para 53. Com o projeto piloto, houve um aumento de 5% a 7% da proficiência financeira dos alunos.
Economia
Também entre os participantes das aulas, 16% fazem uma lista de despesas mensais, ante 13% dos que integram o grupo que não recebeu o conteúdo de educação financeira.
Os alunos que participaram do curso, também se mostraram mais dispostos a negociar preços e meios de pagamento, com 78%, contra 74% que não participaram do curso.
De acordo com a pesquisa, os resultados sugerem que o programa de educação financeira nas escolas aumentou o conhecimento financeiro dos alunos e melhorou suas atitudes financeiras. Além disso, o programa também levou a mudanças no comportamento financeiro dos alunos. Especificamente, devido ao programa, os alunos estão mais propensos a poupar e administrar suas despesas e ajudar a organizar o orçamento familiar.
(InfoMoney)