INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA NA APOSENTADORIA – INVISTA!

abr 28, 2016 | Notícias

Você acha que por sua aposentadoria estar tão distante você não precisa se preocupar com ela? É possível que esteja perdendo um tempo valioso para garantir tranquilidade e independência financeira neste período de sua vida. Especialistas recomendam que a partir dos 21 anos você já comece a investir parte de sua renda para este fim, sabia?

Se você ainda não começou e quer entender a importância de pensar a longo prazo, mesmo sendo jovem, separamos algumas dicas para você neste post, confira!

Por que você deve pensar na aposentadoria AGORA!

Caso você esteja empregado no regime CLT ou contribua mensalmente para o INSS, você já tem garantida a aposentadoria paga pelo governo. Entretanto, todos sabemos que as regras para Previdência Social mudam bastante e até chegar a época de você deixar de trabalhar podem estar bastante diferentes. Além disso, o valor mensal que você receberá provavelmente será bastante inferior ao que ganha agora como salário, mudando seu estilo de vida para um padrão inferior.

Se você não quer depender apenas da Previdência Social, precisa definir como irá investir seu capital para aumentar esses ganhos durante sua aposentadoria. O quando antes começar, antes também começará a multiplicar os valores guardados com os rendimentos provenientes da forma de investimento escolhida.

O primeiro passo para começar é justamente escolher qual será a modalidade de investimento – o ideal é ter uma exclusiva para a aposentadoria. Após essa decisão, você entenderá qual o valor ideal a ser poupado por mês e quanto, em média, terá ao final do investimento.

Mas fique atento: estima-se que começando com um investimento de R$ 200,00 por mês aos 21 anos, aposentando-se aos 55 anos você teria uma renda de R$ 1,6 mil por mês para o resto de sua vida. Melhor começar o quanto antes, não é mesmo?

Principais opções de investimento

Previdência Privada

Esta é uma das opções mais comuns e recomendadas para quem quer investir em aposentadoria, justamente por ser criada para este fim específico. Na previdência privada, você poupa pequenos valores periodicamente, podendo depositar quantias maiores quando tiver ganhos como restituição do Imposto de Renda, comissões ou heranças, por exemplo. Seu dinheiro fica aplicado a um fundo de investimento e você pode optar pela troca de aplicação conforme o desempenho dos rendimentos.

Tesouro Direto

Outra opção para quem quer fazer um investimento de longo prazo como a aposentadoria é comprar títulos do Tesouro Direto. Eles possuem rendimento em torno de 1% ao ano e baixo risco, por terem como garantia o próprio tesouro nacional. Nesta modalidade, existem opções de resgate após 20 anos de investimento, o que evita que você ponha a mão no dinheiro antes de sua aposentadoria chegar.

Renda Fixa

Investimentos em renda fixa, como LCI/LCA ou CDB, podem ser uma alternativa interessante por possuírem baixas taxas de administração. O principal cuidado deve ser um acompanhamento constante dos rendimentos em relação ao Imposto de Renda e à inflação, pois você pode acabar tendo um retorno muito baixo.

É difícil planejar um investimento a tão longo prazo como a aposentadoria, que pode significar mais de 30 anos poupando, mas com certeza é um pensamento importante para se ter desde a juventude. Afinal de contas, quem não quer ter uma aposentadoria realmente tranquila para aproveitar o resto da vida fazendo o que mais gosta?

E você, já começou a fazer investimentos com foco em sua aposentadoria?

Fonte: www.novisolucoes.com.br

Loading...