Temos aqui um histórico dos indicadores financeiros nos últimos 14 anos, o que permite analisar qual investimento gerou dinheiro para os investidores. Certamente o futuro pode ser diferente, mas só o será quando o Brasil sair dessa indefinição fiscal e nossa taxa de juros puder se situar abaixo da inflação como ocorre nos países desenvolvidos. Enquanto isso, a velha receita permanece.
Renda fixa rende historicamente acima da inflação no Brasil, o que faz com que os brasileiros continuem focando em renda fixa. Mas, atenção!
Na renda fixa, temos 3 diferentes indicadores que precisam ser devidamente entendidos:
Indexado ao CDI – veja a linha laranja no gráfico; aqui podemos ter investimento com liquidez diária (rendendo entre 95 e 100% do CDI), ideal para reserva de emergência, ou investimento para resgate no vencimento, que oferece uma taxa um pouco maior, para os objetivos de médio prazo (2 a 5 anos). Você pode investir em CDB/LCI/LCA/Selic Diária ou em fundos de investimento cujo benchmark seja o CDI e historicamente os fundos estejam dando igual ou acima de e 100% do CDI.
Prefixado – veja a linha verde musgo no gráfico; investimento com resgate no vencimento, onde a taxa já é definida no momento da operação. Cuidado: não concentre aqui, porque se a inflação subir e consequentemente a taxa da economia subir, pode ser um investimento ruim. Você pode escolher um fundo de investimento que tenha como benchmark IRF-M (rentabilidade média dos títulos prefixados oferecidos pelo Tesouro Direto), em vez de CDI.
Inflação+juros – no Brasil, é, sem dúvida, o melhor investimento os sonhos de médio e longo prazo, principalmente quanto você concentra suas aplicações nesta modalidade no momento que esses títulos estão pagando acima de “inflação + 5% ao ano”. Você pode comprar títulos de renda fixa (CDB, LCI/LCA, LIG, CRA/CRI/Debêntures/Tesouro Inflação+) ou escolher um fundo de investimento que tenha como benchmark IMA-B (rentabilidade média dos títulos inflação+ oferecidos pelo Tesouro Direto), em vez de CDI.
Ibovespa – é um índice que representa as ações mais negociadas em bolsa de valores e no longo prazo é o investimento lanterninha. É bom esclarecer que isso não significa que o investimento em ações seja ruim, mas que é necessário escolher bem as ações que você vai adquirir ou optar por um fundo de ações ativo que tenha por objetivo render acima do Ibovespa.
Myrian Lund
Planejadora Financeira da Lund Finanças