Em 2019 a JUSPREV iniciou o projeto “JUSPREV 100% digital”, na qual a Entidade colocou em prática diversas ações que tem como objetivo a agilidade, economia, inovação e segurança. Vários projetos iniciaram ou foram aprimorados, entre eles, o sistema de gestão CRM próprio, de uso dos consultores, aperfeiçoamento do B.I com informações estratégicas, novo site, certificados digitais de participantes, entre outros. E neste mês a JUSPREV dá um novo passo com o lançamento da proposta digital com assinatura eletrônica certificada pela Clicksign. Ela será utiliza na adesão de novos participantes, após a consultoria personalizada.
“A proposta digital substitui a de papel, usada anteriormente, resultando em mais rapidez e muita economia de custos no processo de adesão de novos participantes”, destaca a gerente da JUSPREV, Deborah Maggio. A proposta foi inteiramente desenvolvida pela área de Tecnologia da Informação da Entidade. “O processo todo foi criado pela nossa equipe, desde a ideia, layout e programação, atendendo exatamente as necessidades da JUSPREV, dos consultores e de seus participantes, sendo desenvolvida especialmente para a realidade da Entidade”, disse.
Segundo o coordenador da área de Tecnologia e Informação da JUSPREV, Fabiano Bonifácio, segurança, confiança, facilidade, economia e agilidade foram os pilares que nortearam a construção da proposta digital. Além disso, o recurso foi implantado no CRM da Entidade, ferramenta que faz parte de todo o processo de relacionamento e consultoria aos participantes.
“A proposta digital da JUSPREV tem a assinatura eletrônica certificada pela Clicksign, que inclusive cruza os dados com a Receita Federal para validar a assinatura, criptografar os dados e certificar o documento com total segurança para os participantes”, acrescenta Fabiano.
Como funciona
Após a consultoria personalizada com um consultor da equipe própria da JUSPREV, o novo participante receberá em seu e-mail um link para o preenchimento da proposta digital. O link é criptografado. Finalizando os dados, acontece o processo de assinatura eletrônica. O proponente recebe em seu celular cadastrado um token para poder concluir a sua assinatura com total segurança.
Antes da geração da assinatura eletrônica, a Clicksign, empresa de certificação, valida as informações como nome, CPF, data de nascimento, entre outros, diretamente com o banco de dados da Receita Federal. Confirmado os dados, a assinatura eletrônica está concluída.
Para o consultor previdenciário da JUSPREV, Região Sul e Centro-Oeste, Alexandre dos Santos, a nova proposta economiza a impressão do papel, os custos do encaminhamento por correios, elimina o risco de extravio, risco de erros de preenchimento e necessidade de repetição do processo.
“Não mais que cinco minutos depois da consultoria, o participante já preenche a proposta, assina com toda a validação legal, agilizando muito o nosso processo e eliminando erros no preenchimento dos dados. É ainda mais segurança e agilidade para nossos participantes”. Segundo Alexandre, o processo que antes poderia levar até uma semana ou mais, agora pode levar apenas alguns minutos, a depender da disponibilidade do participante preencher a proposta digital, em horário de sua preferência.