Nesta sexta-feira (13), a JUSRPEV promoveu a Reunião dos Órgãos Colegiados, convocada pelo presidente do Conselho Deliberativo, Luiz Antônio Ferreira de Araújo para a participação conjunta de integrantes do Colégio de Instituidoras, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal, Comitê de Investimentos e Diretoria Executiva.
CONSELHO FISCAL
Inaugurando o encontro, o Conselho Fiscal se reuniu em formato híbrido pela manhã para deliberar a aprovação da ata da reunião virtual realizada em 16 de agosto de 2024; A análise dos balancetes relativas ao período de julho a outubro de 2024 com apresentação pela Pension Contabilidade; A análise e aprovação das prestações de contas referentes ao período de julho a outubro de 2024; A apresentação dos indicadores de gestão para acompanhamento e controle referentes ao 3º trimestre de 2024, em atendimento ao artigo 9 da Resolução CNPC nº48 de 08/12/2021: Pension Contabilidade; Apresentação dos relatórios de acompanhamento das Políticas de Investimentos referentes ao 3º trimestre de 2024: Aditus Consultoria Financeira.
A reunião contou com a participação total do Conselho Fiscal, presidido por Sérgio Riani do Carmo e composto pelos conselheiros Carlos Henrique Torres de Souza, Fábio Costa Gonzaga, Geraldo Luiz Ribeiro, Maurício Machado Queiroz Ribeiro e Helaine da Silva Pimentel Pereira.
Compondo a programação do encontro, os conselheiros obtiveram pareceres dos especialistas Guilherme Benites da Aditus e do contador Geraldo Assis, da Pension Contabilidade.
APRESENTAÇÃO PREVIC
Os membros dos órgãos colegiados participaram de uma apresentação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) realizada por Dr. Ricardo Pena Pinheiro (Diretor-Superintendente) e Dr. Guilherme Capriata Vaccaro Campelo Bezerra (Diretor de Licenciamento).
Durante a palestra, os representantes da entidade ministraram sobre a história da entidade, a atuação presente e os modelos de fiscalização utilizados pela PREVIC, bem como os planos para o futuro que englobam as estratégias para a sua modernização e a disseminação da cultura previdenciária no país.
COMITÊ DE INVESTIMENTOS
Em continuidade à programação o Comitê de Investimentos, presidido por Gervásio Protásio dos Santos Júnior, se reuniu para a deliberação das pautas: Composição (detalhamento dos fundos da carteira), rentabilidade e estratégias da ICATU Vanguarda (acumulado 2024); Composição (detalhamento dos fundos da carteira), rentabilidade e estratégias do BTG (acumulado 2024); Composição (detalhamento dos fundos da carteira), rentabilidade e estratégias da SOMMA Investimentos (acumulado 2024); Política de Investimentos 2025 – ADITUS; Assuntos Gerais.
Estiveram presentes os membros do comitê Fábio Bertoli Esmanhotto (Associação dos Procuradores do Estado do Paraná), Felipe Locke Cavalcanti (Associação Paulista do Ministério Público), Décio Bruno Lopes (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil) e Miguel Arcanjo Simas Novo (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil).
APRESENTAÇÃO ABRAPP
Durante a tarde, os membros presentes dos órgãos colegiados participaram de uma apresentação da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP), representada pelo Diretor-Presidente, Dr. Jarbas Antônio de Biagi e o Superintendente Geral. Dr. Devanir Silva.
O conteúdo da palestra abordou o histórico de atuação da ABRAPP e o papel da associação na disseminação da cultura previdenciária que proporcionaram a respeitabilidade o protagonismo adquirido junto aos órgãos governamentais ao longo dos anos. Dr. Jarbas Antônio de Biagi destacou ainda os projetos criados pela ABRAPP como o ICSS e a UniABRAPP, que nasceram da necessidade de certificação e habilitação dos profissionais do segmento previdenciário, estabelecendo um elevado patamar para os detentores das distinções dos certificados.
Sobre a atuação da ABRAPP, Dr. Devanir Silva destacou a importância do código de autorregulação é um diagnóstico da governança da entidade que ajudam a melhorar processos e resultados. Refletindo sobre a educação previdenciária, reconheceu a dificuldade do público jovem tomar a decisão de criar um patrimônio previdenciário e o público sênior para administrar o patrimônio conquistado, e as estratégias adotadas pela ABRAPP para disseminar estratégias que auxiliem ambos os públicos a contornarem estes desafios.
REUNIÃO DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS
Concluindo a programação, a Reunião dos Órgãos Colegiados contou com a presença dos conselheiros deliberativos Luiz Antonio Ferreira de Araújo (Presidente do conselho), Virgílio Panagiotis Stavridis (Vice-presidente), Alexandre Miguel, Fabrício Dias Braga de Sousa, Paulo Cezar Mourão Almeida, Sandro Loureiro Marones, Thiago Brandão de Almeida, Lineu Bonora Peinado e Marcelo Crisanto Souto Maior.
Entre os tópicos deliberados na reunião, destacam-se a aprovação pelos órgãos colegiados da ata da reunião virtual realizada em 16 de agosto; Aprovação das políticas de investimentos PLANJUS e PGA para o exercício de 2025: Aditus Consultoria; Apresentação resumida dos relatórios de acompanhamento das políticas de investimentos referentes ao 3º trimestre de 2024: Aditus Consultoria; Considerações sobre a rentabilidade acumulada, expectativas para o cenário de 2025 e estratégias dos gestores Somma Investimentos, Icatu Vanguarda e BTG Pactual: Comitê de Investimentos e Aditus Consultoria; Aprovação pelo Conselho Deliberativo do Orçamento Anual e do plano de custeio para o exercício de 2025: Gerência; Panorama de atividades da JUSPREV no 2º semestre de 2024: Diretoria Executiva; Datas das reuniões dos órgãos colegiados em 2025: 14 de março, 22 de agosto e 12 de dezembro; Assuntos gerais.