Caso você parasse de receber seu salário a partir de hoje, por mais quanto tempo você conseguiria manter seu padrão de vida? Você continuaria tendo uma vida financeira saudável?
Quanto você poupa do seu salário mensalmente? Se as suas respostas forem negativas, é sinal de que chegou a hora de mudar de atitude para não ter de enfrentar problemas financeiros no futuro.
Pode até ser difícil de imaginar, mas é possível planejar a vida financeira e, com isso, antecipar uma aposentadoria em cerca de dez anos, por exemplo. Conseguir se aposentar sendo independente financeiramente é a chamada “aposentadoria sustentável”. Acredite: a possibilidade de começar a fazer isso o quanto antes é real e mais simples do que se imagina.
“O grande problema é a ausência de planejamento para ter uma aposentadoria sustentável. A maioria das pessoas acha que vai se aposentar pelo INSS e que o INSS pode dar uma vida saudável, mas dos 29 milhões dos aposentados pelo INSS somente 1% são sustentáveis, ou seja, têm uma vida financeira independente, 46% dependem de parentes, 28% dependem da ajuda de terceiros e 25% deles têm que continuar trabalhando para manter o padrão de vida”, ressalta o educador financeiro Reinaldo Domingos, presidente da DSOP Educação Financeira.
A ideia é simples: quem começa a guardar dinheiro mais cedo tem chances muito maiores de desfrutar de uma aposentadoria sustentável.
“No primeiro trabalho, no primeiro salário você já deve começar a tirar de 10% a 15% do seu salário para colocar na previdência privada durante os doze meses, corrigindo 10% ao ano. Tem que envolver a família para se reeducar financeiramente, caso contrário poderá ter problemas no futuro. Você não pode gastar mais do que você ganha. Um dia você vai olhar para os seus rendimentos líquidos das suas aplicações e esses rendimentos somarão o dobro. Não existe outro caminho a não ser construir a aposentadoria. Não existem desvantagens”, garante.
fonte: www.diarioonline.com.br