A JUSPREV iniciou 2013 com mudanças na gestão de seus investimentos, a partir da contratação de duas novas Assets, DLM Invista e Bradesco Asset Management (BRAM) e alterações em sua Política de Investimentos, aprovada na última Reunião dos Órgãos Colegiados, realizada em dezembro de 2012.
A Política de Investimentos estabelece as maneiras pelas quais os ativos do fundo da JUSPREV devem ser investidos, assegurando a garantia de continuidade do gerenciamento prudente dos ativos da Entidade.
Para 2013, foram estabelecidos os percentuais de alocação de 77,5% em Renda Fixa, 17,5% em Renda Variável e 5% no segmento de Investimentos Estruturados, seguindo os critérios e definições contidos na Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN- nº 3.792, de 24.09.2009).
Na Renda Fixa, os investimentos serão divididos entre fundos que aplicam no curto prazo, para cobrir as necessidades de liquidez do Plano em pequenos horizontes, fundos com recursos atrelados à variação da taxa de juros, com o objetivo de superar a taxa de juros no médio prazo e fundos que mantém recursos atrelados à variação do IMA-B (Índice de Mercado ANBIMA), visando superar este índice no médio prazo.
Já para a Renda Variável, as alocações serão divididas entre fundos de investimentos que visam acompanhar as variações dos índices de referências, sem a utilização de apostas no mercado e fundos de investimentos que visam identificar oportunidades no mercado de renda variável e obter retornos consideravelmente superiores, ambos focados no longo prazo.
No segmento de Investimentos Estruturados, a Política estabelece o percentual de 5%, alocado em fundos que visam obter retornos em diversos mercados, com meta de rentabilidade geralmente superior à taxa de juros.
Monitoramento dos Investimentos
Para dar maior segurança ao processo e realizar o monitoramento constante dos investimentos, a JUSPREV contratou uma empresa especializada para fazer a avaliação do desempenho dos gestores e o controle dos riscos.
Foi elaborado também um documento com o objetivo de estabelecer, com base em critérios técnicos e fundamentados, uma metodologia para a seleção de gestores de investimentos de fundos, que são os responsáveis pela aplicação de recursos financeiros da JUSPREV.
Outras informações sobre os investimentos da JUSPREV podem ser obtidas no site na entidade, através do link https://jusprev.org.br/backup/?page_id=5162.
Novas Gestoras
A DLM Invista Asset Management S/A é uma gestora de recursos financeiros independentes, especialistas em fundos multimercados, de ações e participações, que combina competências em finanças e desenvolvimento de negócios. Seus investimentos se baseiam em análises intensivas em pesquisa, com forte exigência qualitativa em relação às informações que suportam as decisões, bem como, modelos proprietários de análise baseados em expectativas racionais.
A Bradesco Asset Management (BRAM) é uma das maiores administradoras de recursos de terceiros do país. A empresa foi constituída em julho de 2001 e é resultado da consolidação das áreas de Asset do Bradesco, BCN Alliance Capital e Bradesco Templeton. No ano de 2004, somaram-se aos recursos administrados pela BRAM os fundos e carteiras de investimentos adquiridos do Deutsche Bank Investimentos DTVM. Sua atuação é desenvolvida por equipe de profissionais focados no atendimento às demandas específicas de cada perfil de investidor por meio de estrutura especializada e alinhada com os mercados em que atua, como varejo, corporate, institucional e private.