O ministro da Previdência, José Pimentel, sinalizou ontem que o governo deve aceitar a flexibilização da fórmula do fator previdenciário para poupar o presidente Lula do desgaste político de ter de vetar a proposta de extinção desse mecanismo. A proposta de acabar com o fator consta de projeto de lei do senador Paulo Paim (PT-RS), que já passou pelo Senado e está sendo discutido na Câmara.
O fator previdenciário foi criado para conter o crescimento do déficit da Previdência. Aplicado no momento do pedido das aposentadorias por tempo de contribuição, ele reduz o valor final do benefício quanto mais jovem for o trabalhador. Segundo Pimentel, se o fator for extinto, a Previdência pode chegar a 2050 com um rombo equivalente a 11,09% do Produto Interno Bruto (PIB). Hoje, o déficit é de 1,5% do PIB.
A saída em negociação prevê uma fórmula em que não haverá desconto no valor da aposentadoria no momento em que a soma de tempo de contribuição e idade do segurado for igual a 95, no caso dos homens, e 85, para mulheres. Com essa regra, a projeção do déficit para 2050 cai para 6,28% do PIB, disse Pimentel, na audiência na Câmara.
Do ponto de vista das contas da Previdência, é uma alternativa bem melhor que a de Paim, já que significaria piora relativamente pequena em relação à situação atual. Segundo Pimentel, com as regras atualmente em vigor, o déficit chegaria a 5,75% do PIB em 2050.
Segundo o relator do projeto na Câmara, deputado Pepe Vargas (PT-RS), a adoção da fórmula intermediária significará um “alívio” de tempo de contribuição ao INSS para quem começou a trabalhar ainda muito jovem. O relator defendeu a modificação porque, do jeito que está, o fator só prejudicaria os trabalhadores, sem alcançar o objetivo para o qual foi criado: adiar os pedidos de aposentadorias.
“A postergação das aposentadorias pouco ocorreu, visto que nos últimos oito anos a média de idade dos aposentados subiu de 51 anos para 53 anos”, disse. (O Estado de S. Paulo)
JUSPREV realiza visita institucional na sede da Associação dos Magistrados Mineiros.
Nesta terça-feira (06), a JUSPREV foi convidada a participar de uma reunião institucional na sede da Associação dos Magistrados Mineiros em Belo...