Tanto a previdência privada quanto a poupança ajudam você a guardar dinheiro para o futuro. Mas investir em uma previdência bem escolhida ainda é melhor porque ela tem mais benefícios interessantes.
Os motivos: a previdência tende a render mais, você fica disciplinado a juntar dinheiro porque não consegue sacar com facilidade o que depositou e pode receber esse dinheiro em parcelas mensais quando se aposentar, sem ficar preocupado em fazer saques.
Veja só este exemplo
Vamos supor que você deposita R$ 200 todo mês na poupança. Mas esse dinheiro não fica parado muito tempo porque às vezes você saca parte do valor para comprar algum produto ou pagar uma conta atrasada. Então, por mais que você seja disciplinado para colocar o dinheiro lá, ele nunca rende tanto quanto poderia porque ao retirar parte do valor, a poupança rende menos.
Mas se você depositasse R$ 200 mensalmente na previdência privada que escolheu, não conseguiria fazer os saques com frequência e teria que se acostumar a viver com menos dinheiro todo mês.
Então, o principal benefício de entrar em uma previdência privada boa é que você finalmente consegue juntar o dinheiro e deixar que ele fique rendendo.
Além disso, com o valor alto na conta, o rendimento fica cada vez maior. E você terá uma aposentadoria que complementará sua renda futuramente.
E como escolher a melhor previdência? Ela precisa ter:
Taxa de administração barata
A taxa de administração é um valor que o fundo de investimento cobra para guardar o seu dinheiro. O desconto sai do que você já investiu, de todo valor que você depositar e, quando você sacar o dinheiro, também será descontado. Quanto maior for a taxa de administração, mais dinheiro será retirado do seu fundo de investimento. Isso significa que uma boa previdência privada é aquela que tem a menor taxa entre os fundos parecidos. E acredite: qualquer diferença vale a pena, mesmo que pareça pequena.
Baixo risco e bom histórico de rentabilidade
Previdência de baixo risco costuma usar uma taxa de rendimento que não muda muito conforme o tempo passa. Por esse motivo, ela consegue garantir um crescimento do seu dinheiro, mesmo que esse aumento não seja grande. Mas olhar apenas o risco não resolve. Você precisa descobrir se a previdência teve um bom rendimento nos últimos anos porque isso aumenta as chances de ela manter essa característica por mais tempo.
Pagamento de renda para a vida toda
Assim que você contrata um plano de previdência privada, você decide como quer receber o dinheiro de volta. A grande vantagem é escolher a renda vitalícia, ou seja, receber uma aposentadoria mensalmente até o final da sua vida. Essa é uma opção que não existe quando você deposita dinheiro na poupança: você precisaria sacar tudo de uma vez e controlar como gastaria esse dinheiro.
fonte: konkero.com.br