Se depender do INSS seu ganho será defasado. Uma alternativa é partir para a previdência privada. Em 2008, os planos de previdência aberta PGBL e VGBL estiveram entre as poucas modalidades de investimento com desempenho favorável. O patrimônio líquido da categoria de previdência cresceu 20% no ano passado, chegando a R$ 111 bilhões em dezembro.
Os planos lastreados em títulos federais e renda fixa foram os produtos que tiveram a melhor performance em 2008. Como o mercado de ações apresentou forte queda em todo o planeta, isto contribuiu para a redução da rentabilidade do tipo composto, que permite até 49% em renda variável.
Para o especialista Danilo de Souza Sobreira, que faz parte da Federação Nacional dos Corretores (Fenacor), o primeiro passo é saber o que quer. “É importante escolher um produto que atenda às suas necessidades de proteção financeira e formação de capital, e acima de tudo, que esteja compatível com sua possibilidade de investir. Quanto mais cedo investir melhor”.
O corretor Eugênio Tadeu Cintra orienta os interessados a observar os incentivos fiscais. “Algumas modalidades possibilitam um abatimento de 12% no Imposto de Renda. Por isso, é importante conversar com quem entende e escolher o melhor plano”, finalizou.
(Gazeta Online)