Você já pensou na sua aposentadoria hoje?

dez 11, 2013 | Notícias

Vivemos em uma sociedade que valoriza conquistas de curto prazo. Talvez seja por isso que muitas pessoas conduzam suas carreiras como se o “futuro” fosse algo muito distante. Digo isso porque é muito comum ver profissionais que não planejam um caminho para alcançar o que tanto almejam.

Nesse sentido, o que mais me preocupa é não percebermos a falta que planejar nosso futuro faz e que isso representa muito mais do simplesmente “ser cauteloso” ou “pensar demais sobre algo”. É uma questão de querer se preparar para que as coisas aconteçam. É uma questão de atitude. Se não olhássemos tanto para o presente, muito provavelmente estaríamos menos insatisfeitos com alguns detalhes da nossa realidade atual. Salário, benefício x ou y, etc. Digo detalhe porque se nos distanciarmos um pouco e olharmos adiante, veremos que são peças de um tabuleiro cujo percurso é determinado por nós. Como mudar as peças de lugar? Com muito planejamento. Se seu objetivo é claro, o negócio é trabalhar antecipadamente e desenhar todo o caminho.

Planejar a carreira é importante em qualquer momento da vida, mesmo que você já esteja no mercado há um tempo.  Se esse for o seu caso, sugiro que pare um pouco sua rotina e reflita sobre onde está, onde quer chegar e a distância entre esses dois pontos. Parar e refletir agora será muito melhor do que se frustrar lá na frente.

Meu objetivo aqui hoje não é dizer como fazer um planejamento de carreira, até porque existem literaturas, plataformas digitais e especialistas em dar orientações específicas sobre o tema. Mas vou dar, porém, algumas ideias de como é possível iniciar o processo desde já: pense nas atividades que te dão satisfação, liste suas prioridades, valorize o que você tem de melhor, considere alternativas para eventuais desafios e trace um plano de ação com as principais etapas. Mas faça isso tudo sempre com “margem de manobra”, ou seja para não ficar engessado ou desconsiderar oportunidades interessantes que surjam pelo caminho.

Ficar à deriva no mundo do trabalho pode representar inclusive impactos financeiros, tirando o seu sossego durante a fase da tão sonhada aposentadoria. Para poder usufruir de tudo o que plantou em sua vida profissional, há de se planejar e muito…. Ou seja, continuar pensando somente no curto prazo, poderá fazer com que você tenha que trabalhar muito mais do que imaginou ou, pior, do que terá condições de. Para evitar dores de cabeça que não são mutáveis na linha de chegada, melhor pensar bem no percurso, tomando as rédeas e se apropriando das decisões “casa à casa”.

fonte: exame.abril.com.br

Loading...