A gerente Geral da Jusprev, Deborah Nogueira Traldi Maggio, e o diretor de Seguridade da Funpresp (Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal), José Pinheiro de Miranda, foram os convidados do Painel Previdência do Servidor Público, dentro da programação do XIV Encontro Nacional, nesta sexta-feira (23) em São Paulo. A discussão foi coordenada pela vice-presidente de Assuntos da Seguridade Social da ANFIP, Tereza Liduína Santiago Félix.
Deborah Traldi detalhou o funcionamento da Jusprev, enfatizando as vantagens da previdência associativa do Ministério Público e da Justiça brasileira, da qual os associados da ANFIP também têm o direito de participar. “É uma entidade fechada de previdência. Hoje já temos 56 associações instituidoras, dentre elas a ANFIP.” Segundo ela, se todos os integrantes das 56 entidades aderirem, a Jusprev terá 120 mil participantes. “É uma previdência segura e de credibilidade”, confirmou Maggio, lembrando que o patrimônio atual da Jusprev é de R$ 71,5 milhões.
Já José Pinheiro de Miranda informou que, embora criada recentemente, em 2012 a Funpresp já conta com 3,5 mil associados nos poderes Executivo e Legislativo, com arrecadação mensal de R$ 2,2 milhões. “A grande vantagem é a contrapartida da União”, observou. Segundo Miranda, as taxas da Funpresp são melhores que as dos bancos: “É vantajoso fazer portabilidade.” Ele reconheceu a polêmica sobre a criação da Fundação: “Sabemos que o debate sobre a instituição foi intenso, mas estamos aqui para tentar executar, frente à realidade, o melhor que possa ser um modelo de proteção previdenciária ao servidor.”
fonte: www.anfip.org.br